Atividade 4: Mídias digitais e Educação – Parte V
(Continuação – atividade no Blog)
Escolas não conectadas são escolas incompletas (mesmo quando
didaticamente avançadas). Alunos sem acesso contínuo às redes digitais estão
excluídos de uma parte importante da aprendizagem atual: do acesso à informação
variada e disponível on-line, da pesquisa rápida em bases de dados, bibliotecas
digitais, portais educacionais; da participação em comunidades de interesse,
nos debates e publicações on-line, enfim, da variada oferta de serviços
digitais. (MORAN, 2013, p. 9 e 10).
Foi com o pensamento citado acima que alunos
da turma 1001, curso normal, da ESCOLA ESTADUAL EUCLIDES DA CUNHA, justificaram
e valorizaram o uso principalmente do FACEBOOK e do TWITTER no processo
educativo. Assim como o FACEBOOK, outras redes permitem ações similares, mas
vale destacar que esta permite em si, ações completas dentro das muitas
possibilidades, a criação de eventos, para anunciar alguma ação, e conseguir
manter o diálogo entre os membros. Atualmente, muitos professores e alunos
se conectam mutuamente para a troca de conhecimentos e construção do saber,
seja na realização da pesquisa, da estruturação das aulas e, dinamização que
permite estabelecer uma relação com os alunos, otimiza o tempo, amplia o
diálogo com os estudantes e torna o trabalho mais prazeroso.
Foi possível perceber com a leitura do
artigo, que as mídias sociais são ferramentas que devem ser utilizadas pelo
professor de diversas formas, para pesquisa, promoção de um evento, ou até
realização de atividades. E que negar isso ao estudante pode trazer malefícios
ao seu desenvolvimento.
BRASIL ESCOLA –
MONOGRAFIAS.
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/o-uso-das-redes-sociais-na-pratica-docente.htm
Legal. O facebok realmente oferece possibilidades variadas de uso educacional, mais completas do que com outras mídias.
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